Inteligência Emocional

Entender as nossas emoções e as dos outros é algo fundamental para se ter relações interpessoais melhores e mais saudáveis, tanto no âmbito pessoal como no profissional.

Ao desenvolvermos nossa inteligência emocional, passamos a lidar melhor com situações de pressão e estresse, encontrando, também, formas de mediar adequadamente os nossos pensamentos, ações e palavras.

Como quase tudo em nossa vida, a inteligência emocional pode ser praticada e cultivada no dia a dia. Confira as dicas abaixo para aprimorar suas habilidades:

 Invista no autoconhecimento

Ao se conhecer melhor, você se torna mais capaz de reconhecer seus pontos fortes, limites e necessidades. Quanto mais trabalhar seu autoconhecimento, mais fácil será se abrir para as mudanças necessárias.

 Aumente sua autoconfiança

Seja nos momentos bons ou nos tempos de crise, mantenha sua autoconfiança. Acredite no seu potencial, em suas habilidades e que você pode vencer os obstáculos.

 Pratique o autocontrole

Perder a cabeça ou se deixar levar por emoções negativas nunca é a melhor solução. Por isso, procure dominar seus impulsos e o que sente antes de agir ou tomar decisões. Nessas horas, a inteligência emocional nos ajuda a manter a calma e a encontrar maneiras mais conscientes e assertivas para solucionarmos os problemas.

 Não tenha medo de se expressar

Controlar as próprias emoções não é o mesmo que escondê-las. Exponha suas opiniões e o que sente, buscando transmitir seus pensamentos de maneira racional e equilibrada.

 Desenvolva o sentimento de empatia

Ao levarmos em consideração o sentimento e a razão do próximo, conseguimos nos relacionar melhor com ele e entender suas motivações. Além disso, inverter os papéis contribui para que sejamos mais tolerantes e compreensivos, permitindo o
desenvolvimentos de melhores relações com as demais pessoas.

Além de trabalhar sua inteligência emocional sozinho, você pode buscar pelo conselho de um profissional de psicologia, que vai lhe ajudar a compreender suas emoções e a lidar com elas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s