A Alimentação Consciente – Mindful Eating – tem a intenção de despertar o nosso prazer de simplesmente comer e beber. Trabalha com a possibilidade de estarmos atentos aos pensamentos, as sensações físicas e as emoções que estão inclusas no ato de comer.
Para incluir a alimentação consciente no seu dia a dia e melhorar o seu relacionamento com os alimentos, você pode seguir algumas dicas simples e práticas. Confira:
Respire:
A primeira dica é respirar profundamente, você já prestou atenção na sua respiração? Em como, às vezes, passamos o dia todo sem nos lembrarmos de respirar profundamente. Respire fundo sempre que estiver diante do seu prato e se prepare conscientemente para se alimentar neste momento.
Saboreie:
Saboreie os alimentos, ao comer preste atenção na cor, na textura, no aroma, no sabor do alimento, ao colocá-lo na boca, sinta o toque na sua língua, no céu da boca, ouça que som este alimento faz quando o apertamos entre os dentes.
Observe:
Sintonize-se com o seu corpo. Quais sãos as sensações físicas neste momento? Que emoções eu estou sentindo antes de me alimentar, e que pensamentos acompanham? Aprenda a diferenciar entre a fome física e a fome emocional.
Ao perceber o seu corpo e notar os seus sinais, você será capaz de distinguir se seu corpo está precisando de nutrientes, ou se você está ansioso, ou entediado, com alguma coisa e pensa na comida como forma de suprir estes sentimentos.
Esteja presente no momento:
Quando comer, apenas coma. Esteja totalmente presente. Evite as distrações. Desligue a televisão, o rádio, afaste-se do celular, este é o momento de você cuidar de você mesmo, de estar consciente na sua refeição.
Evite julgamentos:
Pratique a compaixão. Esqueça os “eu deveria”. Evite regras de dieta ou dietas milagrosas. Se aceite como você é. Procure aceitar mais as coisas como elas são ao invés de tentar mudá-las. Afaste-se dos julgamentos e das críticas. Ouça como você fala com você mesmo!
Ao dar um passo por vez, a cada dia você conseguirá ter mais atenção no momento das refeições e, como resultado, uma alimentação mais saudável.
Referência: Mindful Eating Brasil – Luiza Camargo Mendes Nutricionista Membro Do CBME.