Precisamos falar sobre procrastinação
“Por que fazer hoje o que pode ser feito amanhã?” Você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar. Apesar de ser sempre dita em tom de brincadeira, ela fala sobre algo que afeta muitas pessoas: a procrastinação.
O hábito de adiar uma ação ou um tarefa não é necessariamente igual à preguiça. A inação pode ser causada por diversos motivos, como a ansiedade, o perfeccionismo negativo e o medo de errar. Pessoas procrastinadoras normalmente não entendem por que procrastinam, se sentem mal por fazê-lo, querem parar este ciclo, mas não sabem como. Para auxiliar nessa tarefa, abaixo estão reunidas algumas dicas simples para vencer a procrastinação.
Confira:
Faça uma atividade por vez;
Estabeleça um objetivo realístico;
Divida seu objetivo maior em mini-objetivos pequenos e específicos;
Apenas comece! Ao invés de tentar fazer todo projeto de uma vez, apenas dê um pequeno passo;
Proteja seu tempo. Aprenda a dizer não. Não envolva-se em projetos extras ou desnecessários;
Organize seu tempo e classifique as tarefas em graus de importância, urgência e etc.
Lembrando que a procrastinação é mais do que “deixar para depois”, é o medo da ação, o que afeta a vida do indivíduo. Para vencê-la, é preciso acreditar em si mesmo, estabelecer metas realistas e focar no presente. A psicoterapia também pode ajudá-lo(a) trabalhar essas questões.
Se você está em uma situação de procrastinação recorrente, que tem prejudicado sua rotina e conquista de objetivos, envie uma mensagem ou entre em contato pelo (51) 98459-5229. Estou à disposição para auxiliá-lo(a).