Pensamentos não são fatos

Você sabia que nem tudo o que pensa, sobre certas situações, sobre os outros ou sobre si mesmo, corresponde à realidade? 

Isso acontece porque temos o que a Terapia Cognitiva chama de “Pensamentos Automáticos”. São aqueles pensamentos que surgem sem que percebamos, como se estivessem em uma espécie de piloto automático. A intenção é que esses pensamentos sejam funcionais e nos auxiliem no dia a dia. Porém, quando esses pensamentos são disfuncionais temos a tendência a interpretar as situações e acontecimentos erroneamente e de forma negativa, mesmo que as ocorrências sejam neutras ou positivas, o que pode gerar sentimentos de raiva, insegurança, ansiedade e tristeza.

 Não há forma de evitar os pensamentos automáticos, mas podemos ter controle sobre eles ao questioná-los, como no exercício da imagem. Se você sente que os pensamentos automáticos negativos são um problema que afeta o seu dia a dia, uma boa alternativa é procurar um psicólogo. A psicoterapia pode ajudar você a entender melhor os seus pensamentos e a si mesmo(a).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s