Mindfulness é considerada uma abordagem teórica parte da terceira geração de Terapias Cognitivo-Comportamentais. Embora alguns de seus termos e técnicas tenham origens no budismo, ela não tem qualquer função religiosa, contando com uma sólida base de estudos científicos, que reconhecem a sua eficácia, no tratamento da ansiedade e da depressão.
A palavra “Mindfulness” pode ser traduzida como “consciência plena” ou “atenção plena”. Ao contrário do que alguns pensam, Mindfulness não significa meditação, mas um estado da mente humana. Meditar, no caso, é apenas uma das técnicas disponíveis para alcançar a atenção plena.
Abaixo, para você entender melhor o que é Mindfulness, seguem alguns princípios que o regem:
A capacidade de estar atento e centrado no que está se passando consigo mesmo e ao seu redor;
Centrar os pensamentos no momento presente, sem se apegar ao passado ou projetar o futuro;
Intenção de estar neste estado de atenção plena, no início requer um esforço maior da concentração, ao longo das práticas vai se tornando mais fácil;
Ter mais aceitação e julgar menos. Treinar a mente para não estar o tempo todo julgando e criticando as experiências, aceitar que assim são, tais como se apresentam.
Vale lembrar que é importante manter uma autorregulação da atenção centrada na experiência do momento, reconhecendo os fenômenos sensoriais, emocionais e mentais.