Por que fazer terapia?

É natural as pessoas se perguntarem por que devem fazer terapia, existem vários motivos para procurar um terapeuta, vamos falar um pouco sobre eles e sobre como funciona o processo terapêutico.

A terapia é eficaz na realização de tratamentos específicos destinados à resolução de problemas psicológicos, como por exemplo, desregulações de humor, depressão, ansiedade, medos incapacitantes, entre outros. É comum eventualmente passarmos por períodos de estresse, sofrimento e irritabilidade, podemos estar brigando demais com as pessoas que amamos, ter conflitos em nossos relacionamentos familiares, estarmos tristes sentindo a falta de alguém que não pode mais estar conosco, ou simplesmente nos angustiarmos com as coisas que vem acontecendo em nossas vidas.

O acompanhamento terapêutico também é recomendado para quem busca autoconhecimento, regulação emocional e liberdade na realização de escolhas mais saudáveis. Quem conhece a si mesmo tem mais autonomia no controle dos seus pensamentos, tomando decisões mais positivas e que resultam em sucesso das relações futuras. A aceitação da pessoa que se é hoje possibilita a mudança da pessoa que ser quer ser amanhã.

No processo terapêutico forma-se uma relação de respeito e confidencialidade onde o paciente é convidado a falar abertamente sobre seus pensamentos e sentimentos, sentindo-se seguro para expor suas dificuldades, numa relação de confiança, diante da aceitação e da atitude de não julgamento do terapeuta.

O psicólogo trabalha numa postura de acolhimento e escuta empática, propondo novos significados e estratégias de comportamentos mais funcionais, auxilia o paciente a refletir com mais consciência sobre as questões que o impedem de agir de forma satisfatória na sua vida.

A terapia baseia-se em pesquisas com eficácia comprovada, levando em consideração os avanços científicos da psicologia. A evolução no processo terapêutico depende da constância e do comprometimento do paciente com seu tratamento. As sessões variam de uma a três vezes por semana, ocorrendo nos dias e horários combinados, tendo duração de cinquenta minutos.

ALGUNS DOS MOTIVOS MAIS COMUNS PARA PROCURAR UM PSICÓLOGO:

  • Autoconhecimento;
  • Qualidade de vida;
  • Equilíbrio emocional;
  • Controle da irritabilidade;
  • Sintomas de depressão;
  • Ansiedade e preocupação constantes;
  • Elaboração de luto;
  • Fobias específicas;
  • Mudanças repentinas de humor;
  • Sentimento de vazio e inadequação;
  • Comportamentos compulsivos: Alimentares, drogas, jogos;
  • Problemas de relacionamento conjugais, familiares ou profissionais.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s